domingo, 22 de novembro de 2009

coma frutas


Que as frutas são excelentes fontes de nutrientes e vitaminas, todo mundo sabe. Mas, você já ouviu falar dos benefícios deste tipo de alimento para o seu organismo? Pois é. Fruta tem propriedades indicadas para determinado pedacinho do seu corpo e fazem um bem danado! Pode acreditar: seu remédio está na feira!

Entretanto, para começar, nada de exageros. As frutas devem, sim, fazer parte da alimentação de quem quer se manter saudável, mas sem excessos. "Dietas somente à base de frutas podem ser prejudiciais ao organismo, pois ele precisa de outros nutrientes que as frutas não possuem ou possuem em pequena quantidade", alerta Luana Stoduto, nutricionista do site Bem Leve.

O morango, por exemplo, não é só bonito por fora. Lá dentro existem um monte de nutrientes e a fruta tem um papel importante para afastar os males dos rins, pois possui sódio. Além disso, pode te ajudar a prevenir infecções e alguns tipos de câncer. Quer mais? Por suas vitaminas e minerais, o morango pode ser considerado um alimento que serve não só para tratar, mas para prevenir diversos problemas, incluindo o envelhecimento precoce. Bom, não é?

Já a melancia atua no sistema circulatório, regulando a pressão arterial. O suco de melancia provoca eliminação de ácido úrico, além de limpar o estômago e o intestino. Em pleno verão, não tem coisa melhor que uma boa fatia da fruta bem geladinha! Ajuda a matar a sede e age como desintoxicador.

Como um reloginho...

E quem nunca recorreu à ameixa em caso de prisão de ventre? Além dela, o abacaxi e o mamão podem ser grandes aliados quando o assunto é intestino preguiçoso. Para ajudar no efeito contrário, nada melhor que banana e goiaba, que dão aquela força quando os desarranjos tiram o nosso sossego. Para que o intestino funcione bem, também são necessárias fibras, presentes em diversos alimentos, inclusive em frutas como a uva e o pêssego. Uma boa hidratação também faz com que o órgão funcione a pleno vapor. Use e abuse da água de coco, o nosso isotônico totalmente natural!

Segundo a nutróloga Jane Corona, os atletas deveriam consumir muito figo, por exemplo. "Esta fruta contém muito potássio, cálcio e magnésio, minerais importantes para o funcionamento dos músculos", explica.

Em momentos de estresse

Para te auxiliar no relaxamento, que tal um copo de suco de maracujá ou pêra? As duas frutas agem no sistema nervoso e têm ação calmante. Ideal para aqueles dias de estresse, em que você não quer recorrer aos remédios alopáticos! Prepare o suco, coloque os pés para cima e deguste. Isso pode te ajudar a ter um sono mais tranquilo.

Xô, gripe!

Se o seu problema é a gripe, vitamina C nela! E para isso, a laranja é imbatível, certo? Nem tanto. De acordo com pesquisas realizadas na Universidade Federal da Bahia, a acerola pode conter 40 vezes mais vitamina C do que ela. É sério! Caju, manga e goiaba também estão na frente da laranja, sabia? Mas isso não quer dizer que você deve deixá-la de lado, muito pelo contrário. Além de atuar no sistema respiratório, a laranja auxilia no combate às infecções e cicatrização.

E o que dizer da boa e velha maçã? A fruta age no sistema circulatório e é rica em fibras, vitaminas C e do complexo B. De acordo com a nutricionista Luana Stoduto, protege a mucosa digestiva e diminui a taxa de colesterol, pois é depurativo do sangue. Pecado é não comer, concorda?

Fonte: http://bemleve.bolsademulher.com/saude/a-base-de-frutas/1382


Um comentário:

  1. Bom dia... o seu blog é uma inspiraçao para todas as pessoas... um exemplo de força de vontade.. Parabéns! Nao pare de escrever! Pablia

    ResponderExcluir